Diminuição da libido e disfunção erétil em pacientes tratados para hiperplasia da próstata

Homens portadores do aumento benigno da próstata necessitam passar por tratamentos com remédios que podem levar a efeitos indesejáveis.

O tratamento para homens portadores do aumento benigno da próstata progrediu muito nos últimos anos. Medicações conhecidas como inibidores da enzima 5-Alfa-Redutase (Finasterida, Dutasterida) e também outra categoria, os bloqueadores alfadrenérgicos (Doxazosina, Tansulosina, entre outros) têm sido usados exclusivamente ou em associação.

Um estudo publicado em 2016 por um grupo italiano (Favilla V; Aging Male 2016; 19: 175–181) analisou os efeitos dessas medicações sobre a libido e ereção, tanto em separado como em associação. Os autores compilaram várias publicações que incluíram mais de 6.000 pacientes. A taxa de disfunção erétil foi maior no grupo que usou as duas medicações, no total 7,9% dos pacientes. A taxa de diminuição da libido foi maior também nesse mesmo grupo, somando 3,7%.

Considerando os benefícios que o tratamento traz, com melhora da micção e da qualidade de vida relacionada, a que se balancear entre o custo e o benefício do tratamento clínico. Portanto, mesmo que nem sempre soe bem, a melhor alternativa para esses casos é a cirurgia!