Doença de Peyronie, você conhece?

As principais características da doença de Peyronie são a curvatura do pênis e a presença de uma placa fibrótica, uma cicatriz ou um nódulo na túnica albugínea do pênis, estrutura essa que envolve os corpos cavernosos. A doença compromete a elasticidade do corpo cavernoso impedindo que o mesmo se expanda normalmente durante a ereção. A consequência disso é a piora na qualidade da ereção e ainda distorções na forma do pênis, como a famosa “ampulheta” bem como curvaturas da haste peniana e ainda o encurtamento peniano em até 2 cm.

As causas dessa doença ainda não são bem definidas, mas pequenos traumatismos ocasionados durante a atividade sexual podem ser uma causa provável. A hereditariedade é considerada baixa.  Os homens precisam ficar bem atentos ao aparecimento de nódulos associados à dor e à curvatura do pênis durante a ereção. A anormalidade dor ocorre a ereção

Em 20% dos pacientes, os sintomas desaparecem sem tratamento algum, após um período de semanas a meses. No início do quadro o uso de anti-oxidantes e antinflamatórios podem mostrar resultados positivos. Caso os sintomas da doença de Peyronie persistam, outros tratamentos medicamentosos são iniciados com o objetivo de atingir o metabolismo das células produtoras de fibrose através de injeções na placa fibrótica. Se após o uso da medicação não houver melhora, o que ocorre em menos da metade dos pacientes, o caso pode vir a ser cirúrgico, principalmente se a curvatura impedir a atividade sexual normal

Ao perceber o aparecimento de qualquer nódulo, incômodo peniano e dor, agende uma consulta com um urologista.