Dores na Bexiga? Você pode ter cistite intersticial e não sabe!

Muito confundida com outras doenças, que têm dores na bexiga como sintoma, o diagnóstico errado só retarda melhoras.

Cistite intersticial ou síndrome da bexiga dolorosa é uma doença que se caracteriza principalmente por desconforto e dores na bexiga, caso seja aguçado quando ela está cheia. Isto é, piora com a repleção vesical. É uma doença inflamatória, onde a inflamação corresponde à uma lesão no urotélio – tecido responsável pelo revestimento interno da bexiga. Este epitélio também desempenha função protetora, não permitindo a aderência de bactérias e outros fatores irritativos presentes na urina.

É uma doença crônica, ou seja, as dores na bexiga e outros sintomas, devem ser persistentes a pelo menos seis meses. Suas causas não são totalmente confirmadas e infelizmente a doença não tem um tratamento específico de sua causa. Mas recebendo o diagnóstico e tratamento corretos, pode haver uma melhora considerável.

Além das dores na bexiga, ela também pode se estender à região lombar, à região supra-púbica ou abdômen baixo, uretra, testículos, vagina, bolsa testicular ou durante a atividade sexual, principalmente no sexo feminino. A dificuldade ao urinar – seja por dor ou por pressão – urgência urinária e aumento na frequência de urinar durante o dia e à noite, são outros sintomas frequentes.

Por conta desses, a doença muitas vezes é confundida com a cistite bacerirna simples – inflamação da mucosa da bexiga – tendo antibióticos e outros medicamentos receitados para o tratamento, desnecessariamente. Esse falso diagnóstico, além de não permitir um entendimento correto e adequado, prolonga o sofrimento e altera a qualidade de vida. Já que além das dores na bexiga, o(a) paciente lida com outras alterações associadas como irritabilidade e perda da qualidade do sono, por acordar várias vezes à noite para urinar.

Homens e mulheres podem sofrer da cistite intersticial, mas sabe-se que ela é mais frequente no sexo feminino, o que corresponde a 80% dos casos, aproximadamente. Não existe um exame específico para diagnosticar a síndrome da bexiga dolorosa, por isso, a dificuldade em se obter um diagnóstico preciso. Porém, exames endoscópicos, biópsias e o estudo urodinâmico, podem auxiliar para o norte nessa que, é por vezes uma doença diagnosticada por exclusão de outros tipos de cistite.

O mais importante para o tratamento é descobrir agentes que aumentam ou pioram as dores na bexiga e os outros sintomas. Alguns alimentos específicos, podem interferir diretamente nas manifestações dos mesmos, como por exemplo sucos ácidos, frutas como abacaxi, limão, laranja e outros cítricos. Estresse, bebidas alcoólicas e tabaco são outros fatores.

Além de evitar esses agentes, os exercícios físicos, as técnicas de relaxamento e os medicamentos podem aliviar os sintomas. As drogas medicinais podem atuar de diferentes formas, principalmente na reconstrução da camada protetora da bexiga, o que incide diretamente na inflamação ou nas dores na bexiga.

Cuidado com a automedicação! Alguns anti-inflamatórios ou aspirinas podem piorar a situação. Em todo caso, o mais indicado é procurar ajuda médica para tratar ou simplesmente tirar quaisquer dúvidas sobre o problema.