Fimose: como identificar e tratar?

Fimose e suas curiosidades

A fimose é a incapacidade de retrair a pele para expor a glande do pênis, popularmente conhecida como a “cabeça” do genital. No nascimento, é comum que os bebês tenham esse tipo de problema, denominado de fimose fisiológica, que na maioria dos casos, o próprio organismo se encarrega de descolar nos primeiros anos de vida. Porém esse desprendimento pode demorar até a adolescência para acontecer.

Quando não há esse descolamento e o prepúcio não é retrátil devido a uma alteração na pele, que geralmente provoca dores na região e o impedimento da higienização adequada do genital, o diagnóstico é classificado como fimose verdadeira. Na maioria das vezes, o paciente tem problemas ao urinar, além de inflamações e ardências.

Os tratamentos são baseados de acordo com a gravidade dos sintomas, sugerindo as seguintes opções:

Pomada

O tratamento é indicado para a fimose infantil e se dá pela aplicação de corticoide localmente, com o objetivo de melhorar a textura da pele do prepúcio, assim facilitando a movimentação e a higienização do pênis.

Exercício no prepúcio

Indicado pelos pediatras, tem o intuito de movimentar a pele do pênis lentamente, esticando e encolhendo o prepúcio sem força-lo! Com essa manobra, a mucosa prepucial tende a se desprender da glande, como deveria normalmente ter ocorrido até os 2 ou 3 anos de idade. Pretende-se assim resolver-se a questão da sinéquia ou aderência da mucosa prepucial à glande do pênis.

Cirurgia

É conhecida como circuncisão, ou postectomia, e se dá pela retirada do excesso de pele para facilitar a higiene do pênis, diminuir os riscos de infecções e possivelmente facilitar a atividade sexual daqueles homens portadores de fimose. O procedimento cirúrgico deve ser feito por um cirurgião, possivelmente urologista, ou cirurgião pediátrico, e tem duração de uma hora. Com as novas drogas anestésicas o autor dá, hoje, preferência à sedação, complementada com uma anestesia local.

fimose 1 fimose 2

Colocação de anel plástico

Neste caso, o médico coloca um anel plástico em volta da glande e debaixo do prepúcio, preservando a ponta do pênis. O procedimento dura, em média, 10 a 30 minutos. No decorrer de alguns dias, o anel se desprende da pele, finalizando o processo. Durante todo a utilização do anel, é comum o genital ficar inchado e avermelhado, mas o processo da micção não se altera. O local é tratado com pomadas anestésicas e lubrificantes, para facilitar a recuperação.

Curiosidades

Há milênios, essa cirurgia é indicada e praticada em algumas religiões, como por exemplo a judaica, em que o procedimento é mencionado em livros sagrados. Algumas tribos africanas têm como ritual a retirada do prepúcio nos meninos pré-adolescentes.

A fimose quando não tratada pode causar complicações como inflamações urinárias, uma maior probabilidade de contagio de doenças sexualmente transmissíveis, infecções e câncer no pênis. Além disso, dores e sangramentos durante as relações sexuais.

Independentemente da fimose, é de extrema importância se fazer a higienização correta do pênis todos os dias com sabão e água, limpando toda a região sob a pele para que não acumule secreções, fungos e bactérias.

Lembre-se, qualquer desconfiança sobre o bem-estar do seu genital não hesite em procurar ajuda profissional, neste caso um urologista.