Genética: chinês que editou embriões de bebês é condenado a três anos de prisão

Pesquisa genética leva cientista chinês à cadeia.

As pesquisas no campo da genética são promissoras para a cura de várias doenças no futuro, mas ainda são envoltas em uma série de polêmicas.

E, uma das mais recentes, foi a condenação do cientista chinês He Jiankui, pelo tribunal de Shenzhen. Ele foi considerado culpado pela manipulação genética ilegal de embriões, e cumprirá três anos de prisão.

He Jiankui anunciou o nascimento de gêmeas com o DNA alterado no estado embrionário, em novembro de 2018, e causou surpresa na comunidade científica mundial. O experimento tinha como objetivo torná-las imunes ao vírus da Aids.

O cientista terá que pagar uma multa de 380 mil euros, além de cumprir os três anos de prisão. O tribunal considerou que o cientista agiu apenas em busca de fama e dinheiro, e desrespeitou as leis sobre genética e pesquisa científica.

A GENÉTICA E O SISTEMA CRISPR

O cientista chinês, formado em Genética pela Universidade de Stanford, utilizou o sistema Crispr-Cas9 no experimento com as gêmeas. 

Conhecidas como “tesouras genéticas”, a técnica permite com simplicidade remover e substituir partes indesejáveis do genoma. Mas, ao fazer isso, outras mutações são provocadas e transmitidas aos descendentes daquele embrião.

O professor de Genética da Universidade da Pensilvânia, Kiran Musunuru, revela que a técnica ainda não é segura. Segundo ele, muitas vezes, as tesouras cortam outro gene diferente do previsto.

A identidade das gêmeas permanece anônima, e o governo chinês não divulga notícias sobre o estado de saúde delas.

MANOEL GUIMARÃES UROLOGIA

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR

Atua na área de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida, vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.