Infecção urinária: sintomas e tratamento em homens

A infecção urinária também afeta homens e causa muita dor.

A infecção urinária é conhecida por fazer com que o paciente sinta vontade de urinar frequentemente, causar dor e muitos incômodos. Apesar de ser mais comum em mulheres, que quase sempre apresentam os sintomas rapidamente, muitos homens podem permanecer com a doença em absoluto silêncio, sem saber que a carregam por vários meses.

Os sintomas são os mesmos das mulheres?

Quando o homem apresenta sintomas, é comum que dentre eles estejam:

• Urina turva e com cheiro forte;
  • Dificuldade em urinar;
  • Febre baixa;
  • Dor na virilha ou no fim das costas;
  • Vontade frequente de urinar;
  • Dor ao urinar;
  • Sangue na urina.

Caso note o aparecimento de qualquer um destes sintomas, marque uma consulta imediatamente.

Infecção assintomática precisa de tratamento?

Sim. Vamos supor que você esteja apenas fazendo exames de rotina e seu médico identifique uma infecção, prescrevendo medicamentos em seguida. Não tomar estes remédios está fora de questão. O que começa como uma simples infecção urinária  pode levar ao comprometimento de rins e até mesmo septicemia (infecção generalizada).

Como posso me prevenir?

Existem algumas medidas muito simples a serem adotadas que podem prevenir o aparecimento de infecção urinária em homens.

• Tome no mínimo 2 litros de água ao dia;
  • Nunca faça sexo anal sem proteção;
  • Vá ao banheiro assim que sentir vontade;
  • Sempre esvazie totalmente a bexiga;

Utilizando estas medidas de prevenção, a chance de acontecer um episódio de infecção urinária diminui muito.

Existem outros fatores de risco que devo observar?

Sim, pessoas que possuem diabetes, tumores no trato urinário, que utilizam sonda para urinar, possuem hiperplasia benigna, possuem doenças neurológicas, insuficiência renal crônica, pedra nos rins e refluxo na bexiga também precisam ficar atentos aos sintomas. Caso perceba qualquer alteração, vá imediatamente ao médico para receber o diagnóstico correto.