Injúria aguda renal na Urologia

Recentemente vimos no noticiário Pelé, acometido de injúria aguda renal (chamada ainda insuficiência), devido causa urológica. Revejo esse tema a seguir, resumidamente

É comum atendermos pacientes com rim único, seja por cirurgia ou doença prévia ou ainda pacientes que nasceram apenas com um rim funcionante. Esses pacientes têm o volume urinário agudamente diminuídos e sofrem de edema generalizado e um mal estar agudo. Causas que levam à insuficiência renal são

Pré-renal: causada por hipovolemia aguda, como em desidratação intensa, hemorragia, insuficiência cardíaca descompensada, síndrome hepato-renal, ou ainda toxicidades como a causada pelos antinflamatórios não hormonais, mesmo os inibidores da Cox-2, e o uso dos contrastes iodados

Renal: Hipertensão severa com nefrosclerose, síndrome nefrítica, síndrome nefrótica, anemia hemolítica, púrpura, poliarterite, esclerodermia, aneurismas da aorta ou artérias renais, tromboses da veia renal, ou outras doenças glomerulares e tubulares renais intrínsicas

Pós renal ou obstrutivas: Cálculos urinários, obstruções do ureter por iatrogênese ou fibroses, obstrução prostática ou uretral

Importante fazer o diagnóstico corretamente para poder tratar a causa. Nesse meio tempo os pacientes necessitam de terapia renal substitutiva, a diálise

Felizmente Pelé se recupera bem. Sugiro ao leitor estar atento para a prevenção dessa grave doença. Nas causas urológicas tratar a doença litiásica e prostática de maneira Pró-ativa, evitar o tabagismo que leva ao câncer do urotélio