Inteligência Artificial pode detectar o câncer

Entre suas inúmeras aplicações, a Inteligência Artificial pode ser usada para detectar o câncer.

 

Os sistemas de inteligência artificial (IA) são tão bons ou até melhores que os médicos para identificar tumores minúsculos, captados nas tomografias computadorizadas.

 

Apesar da tecnologia ainda não estar pronta para uso comercial, um estudo recente publicado na revista Nature Medicine aponta um futuro promissor para a área. Um dos envolvidos na pesquisa, o Dr. Daniel Tse, gerente de projetos no Google, afirma que:

 

“Temos alguns dos maiores computadores do mundo. Começamos a ampliar as fronteiras da ciência básica para encontrarmos aplicações interessantes e boas em que trabalhar”.

 

COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE DETECTAR CÂNCER NO PULMÃO

 

O câncer no pulmão causou cerca de 1,7 milhão de mortes no mundo em 2018, sendo 160 mil apenas nos Estados Unidos.

 

A tomografia computadorizada é um exame recomendado para fumantes de longa data. Além de localizar cânceres explícitos, os exames podem identificar pontos que podem se transformar em câncer no futuro.

 

Mas em alguns casos, as imagens deixam dúvidas, e pontos benignos podem se confundir com malignos, causando erros nos diagnósticos dos radiologistas. É nesse ponto que entra a Inteligência Artificial.

 

Com técnicas de machine learning, o sistema foi alimentado com um grande conjunto de dados para treinamento, para aprender o que é um câncer, e o que pode ou não vir a ser no futuro.

 

No teste, o sistema analisou 6.716 casos já diagnosticados, com precisão de 94%, tendo menos resultados falsos positivos e negativos.

 

Com a capacidade de processar enormes volumes de dados, o sistema de Inteligência Artificial pode detectar padrões sutis, que os humanos não são capazes. Com isso, as máquinas serão usadas para ajudar os médicos nos diagnósticos, e não substituí-los.

 

MANOEL GUIMARÃES UROLOGIA

 

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR.

 

Atua na área de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida, vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

 

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.