Janeiro branco: mês da saúde mental

Conheça um pouco mais sobre a campanha que incentiva o cuidado com a saúde mental.

 

Com o aumento significativo de pessoas em todo mundo com doenças associadas a saúde mental, como a depressão e ansiedade, a saúde mental é um tema em evidência nos últimos anos. Muitas campanhas também são desenvolvidas no mundo todo, a fim de conscientizar sobre a sua importância, como o Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio. Em janeiro, é a vez do Janeiro Branco, campanha que traz a pauta da saúde mental a tona. 

 

Como surgiu

A sua principal motivação foi o aumento preocupante de pessoas no mundo todo sofrendo com psicopatologias associadas a mente, como a depressão e a ansiedade. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão. 

Este dado revela uma necessidade dos profissionais da saúde atentarem-se a esta realidade, e apoiarem iniciativas como a do Janeiro Branco, a fim de que a saúde emocional e mental seja um benefício a todos. 

 

Confira alguns dos objetivos da campanha:

Problemas para se concentrar: o desequilíbrio emocional pode trazer sérios problemas de concentração, fazendo com que a pessoa viva em um “mundo paralelo”, apresentando grandes dificuldades em manter o foco;

Irritabilidade;

Descontrole;

Insônia;

Dores pelo corpo sem explicação aparente.

Caso tenha algum destes sintomas, não hesite em procurar auxílio profissional, como o acompanhamento terapêutico com psicólogos ou psiquiatra. 

 A persistência dos sintomas pode agravar o quadro e até mesmo debilitar a pessoa, comprometendo sua convivência social, familiar e atividades profissionais.

 

Procure ajuda!

 

Conheça o Dr. Guimarães

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR. 

Atua na área de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida, vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.