Mecanismos cerebrais envolvidos no mecanismo de urgência miccional e incontinência urinária de urgência

A questão da urgência miccional e incontinência urinária de urgência é um grande problema para quem sofre dessa patologia, principalmente a população mais idosa, e é no mínimo intrigante para quem trabalha com essa área, já que o mecanismo relacionado tanto com a doença como com o tratamento não são ainda conhecidos.
Estudo publicado por Griffiths D e cols. no Journal of Urology, de setembro de 2015, relata o uso de imagens cerebrais funcionais e o treinamento da musculatura pélvica por biofeedback para investigar esses mecanismos cerebrais envolvidos, tentando melhor entender o controle entre a bexiga e o cérebro.
Para a pesquisa, 65 pessoas foram estudadas através de ressonância nuclear magnética cerebral, teste urodinâmico e o tratamento com biofeedback da musculatura pélvica. Dois tipos de comportamento foram determinados, sendo que os indivíduos que responderam ou não ao tratamento apresentaram padrões diversos de atividade cerebral.
Esses resultados são encorajadores e podem no futuro selecionar um determinado tratamento para o paciente mais indicado.