Novembro Azul: como prevenir o câncer de próstata?

A campanha Novembro Azul coloca em pauta o tema, muitas vezes considerado tabu, da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata.

Assintomático, silencioso e com um diagnóstico ainda, por muitos, considerado um tabu, o câncer de próstata é o segundo câncer que mais atinge homens no Brasil. Entenda mais sobre o assunto e previna-se!

Sintomas

O tumor de próstata é muito silencioso, dessa forma, assintomático. Algumas vezes pode se manifestar por problema na urina ou na ejaculação, mas pode-se ter um tumor avançado e não ter sintoma algum.

Causas

A causa exata do câncer de próstata não é conhecida, portanto, não é possível impedir a maioria dos casos da doença. Muitos fatores de risco como idade e histórico familiar não podem ser controlados, mas baseados no que se sabe atualmente, existem riscos que podem ser evitados para reduzir o risco de ter câncer de próstata.

Prevenção

Três fatores podem ser considerados os principais para o cuidado do câncer de próstata, são eles: o controle do peso corporal, as atividade física regulares e dieta alimentar.

Os efeitos do peso corporal, atividade física e dieta no risco de câncer de próstata não são claros, mas existem alguns fatos que podem reduzir esse risco.

Diagnóstico

Estudos apontam que 51% dos homens nunca foi a um urologista. Esse dado demonstra a dificuldade em realização de um diagnóstico, o que preveniria muitas vezes o desenvolvimento do tumor para casos mais avançados.

Além do exame de toque, a dosagem de PSA no sangue também é essencial para diagnosticar o câncer de próstata.

Já no exame de toque prostático, o médico examina a próstata do paciente por meio do toque no ânus. A ideia é a mesma da mamografia, que tem o intuito de detectar nódulos e endurecimento. Esse exame é muito rápido e leva de 7 a 10 segundos.

É fundamental que homens a partir dos 45 anos façam exames e vão ao médico regularmente para prevenir o câncer de próstata.

Conte com um urologista de confiança para a sua saúde.

Conheça o Dr. Manoel Guimarães.