Novo Tratamento para a Próstata

Em novembro de 2013 o Conselho Federal de Medicina aprovou o procedimento chamado “Embolização Seletiva das Artérias da Próstata” como opção terapêutica em pacientes portadores de Hiperplasia Prostática Benigna.
Esse tratamento não é novo, tendo sido descrito em 2000, pela primeira vez. A maior experiência publicada até hoje foi de 238 pacientes. Nesse estudo os parâmetros objetivos de Fluxometria  mostraram pouca melhora, e o número de pacientes seguidos por 3 anos foi de apenas 8. Novos estudos estão em andamento e novos resultados serão publicados até 2019.
Na nossa opinião, que se espelha no parecer de várias Sociedades Médicas do Brasil e Exterior, incluindo Sociedade Brasileira de Urologia, Associação Americana de Urologia, Associação Européia de Urologia esse tratamento não deve ser recomendado! Apesar de haver outros bons tratamentos cirúrgicos para essa doença, como coagulação à plasma e laser, o padrão ouro é o chamado Ressecção Trans-Uretral da próstata, a qual utiliza eletro-coagulação, é comprovadamente eficaz, e minimamente invasiva.