O Ministério da Saúde assinou acordo que vai reduzir açúcar presente em alimentos

O objetivo é reduzir açúcar presente em biscoitos, bolos, produtos lácteos, achocolatados e misturas para bolos. O total reduzido deve se somar a 144 mil toneladas até 2022.

Este é um acordo assinado entre o Governo Brasileiro e a indústria alimentícia.  O objetivo é retirar 144 mil toneladas de açúcar de produtos alimentícios industrializados e o prazo é o ano de 2022. São quase 70 empresas envolvidas e mais de mil produtos listados para a redução. O Brasil saiu na frente de diversos países desenvolvidos no que parece ser um esforço ativo para colocar um basta na obesidade infantil e mórbida que é crescente em quase todo o mundo.

Este acordo segue o exemplo de acordos similares, como o que prevê a redução de índices de sódio em demais produtos alimentícios. Foram 17 mil toneladas de sódio “economizadas” em 4 anos de vigência do acordo. Como pode ser de seu conhecimento, açúcar e sódio são os dois maiores responsáveis por doenças de origem alimentar em todo o mundo.

A Organização mundial da Saúde sugere que níveis seguros para o consumo de açúcar circundam as 50 gramas diárias, representando um máximo de 10% das calorias consumidas por dia. Considerando que a população brasileira consome mais de 50% a mais do que o recomendado, é possível notar que isso se deve à presença excessiva de açúcar em produtos industrializados. É importante ressaltar que alguns produtos terão uma redução maior do que outros: biscoitos perderão 62% do açúcar, por que tem mais açúcar do que a média alimentar, quando comparados à outros alimentos. Tabelas específicas para cada segmento alimentício ainda serão divulgadas pelo Ministério da saúde.

O Açúcar é um dos grandes responsáveis pelas desordens de saúde de origem alimentar. Que tal cuidar mais da sua alimentação e, consequentemente, da sua saúde? Entre em contato com o Dr. Manoel Guimarães e agende uma consulta!

Fontes: