Pesquisa em evolução humana gera descoberta e ganha Prêmio Nobel de Medicina

O biólogo e geneticista suéco Svante Pääbo em recente estudo desvendou o código genético do Homem de Neandertal.

A principal premiação acadêmica na área de medicina do mundo deste ano, o Prêmio Nobel de Medicina de 2022, teve como grande vencedora a pesquisa do suéco Svante Pääbo realizada na área da evolução humana. 

Com base na análise de um osso de 40 mil anos, Svante Pääbo desvendou o código genético de um de nossos antepassados: o homem de neandertal. 

Sobre a pesquisa

O pesquisador desenvolveu formas de recuperar, sequenciar e analisar o material genético de humanos arcaicos, além de ter angariado, com o estudo, uma nova descoberta: o homem de Denisova.

“Do ponto de vista genético, os denisovanos integram uma espécie de neandertais e da espécie humana”, explica Tábita Hünemeier, pesquisadora especialista da área da USP. 

Com a recente descoberta, mais uma etapa da evolução humana é compreendida e novos avanços no entendimento da nossa vida na terra são traçados.

Dr. Guimarães Urologia

Referência em urologia em Curitiba e região, Dr. Manoel Guimarães, além de atender casos urológicos, como um todo, presta atendimento em: câncer de próstata, câncer de rim, câncer de bexiga, câncer de testículo e de pênis. 

Além dessas doenças, também trata de infecção urinária, cálculos urinários e impotência sexual.

Entre em contato para agendar a sua consulta.