Práticas em tempos de Coronavírus

Ainda existem dúvidas em relação ao Coronavírus e nossas atividades diárias. Confira a seguir para esclarecê-las!

Ainda existem muitas dúvidas em relação ao Coronavírus. A maior dificuldade de compreensão das pessoas vem quando estamos falando de trazer o vírus para dentro de casa – seja recebendo correspondências e deliverys de comida, ou entrando em casa com roupas e calçados que vieram da rua.

Assim, cientistas e microbiologistas recomendam algumas práticas para conter a contaminação do vírus dentro de nossas casas. Afinal, as vezes se faz necessárias saídas de emergência ao mercado, à farmácia e afins. 

Por isso, viemos por meio deste texto explicar a vocês quais são as melhores práticas para ficar tranquilo em casa em tempos de quarentena. Confira nas linhas a seguir:

Práticas em tempos de Coronavírus

Roupas

A maioria das pessoas está em distanciamento social, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde. Mas, às vezes, é necessário sair para ir ao mercado, por exemplo. Dessa forma surge a dúvida: é necessário tomar banho ou trocar de roupa quando voltar das compras?

A resposta é não. Não precisa disso tudo. O necessário mesmo é lavar as mãos assim que entrar em casa. Se preferir, use o álcool em gel antes de tocar nas portas e maçanetas. Isso porque as gotículas contaminadas com Coronavírus permanecem flutuando no ar por aproximadamente meia hora, e é improvável que elas colidem com suas roupas, sendo que a sua grande maioria cairá no chão.

Especialistas ainda explicam que as gotículas emitidas por nossas vias respiratórias flutuam levemente, por meio de linhas de fluxo. Como nos movemos devagar, elas ficam ali flutuando ao nosso redor. Assim, enquanto caminhamos e respiramos, jogamos o ar contaminado para fora.

Para uma roupa ser contaminada por uma gotícula, teríamos que expelir uma grande quantidade de gotas borrifadas perto de outra pessoa, assim como aqueles que se comunicam cuspindo. Só assim as gotículas não seguirão as linhas de fluxo.

Mas, se isso acontecer, ou se alguém espirrar próximo a você, aí sim, o ideal é voltar para casa para trocar sua roupa e tomar um banho em seguida, evitando ao máximo tocar no rosto antes disso.

Quanto ao processo de lavagem, a única preocupação que devemos ter é quando se trata de roupas de pessoas contaminadas pelo vírus. O Coronavírus é destrutível com sabão. O único cuidado necessário é na hora de manusear as peças, devendo usar luvas, higienizar todo o ambiente e não sacudi-los. Usar água quente e deixar as peças descansando por um tempo também ajuda na eliminação total do vírus.

Cabelo e barba

Assim como a preocupação da contaminação com o Coronavírus nas roupas, é normal pessoas perguntarem sobre cabelos e barba. Quanto a essas regiões do nosso corpo, se elas entrarem em contato com gotículas contaminadas, você não contrairá o vírus.

Estas regiões não apresentam risco de contaminação. Porém, se você tocar com suas mãos no seu cabelo que recebeu gotículas contaminadas de outra pessoa, e com elas tocar em seu rosto, principalmente em seus olhos, nariz e sua boca, aí sim existe um provável risco de infecção.

Correspondências e entregas

Não existe nenhum dado relevante que nos mostre quanto à contaminação por meio de recebimento de mercadorias em sua casa. Mas, toda cautela é necessária.

O ideal é descartar as embalagens e lavar as mãos ao entrar novamente em casa. Alguns estudos ainda dizem para deixar suas entregas ou compras descansando por 24 horas para depois começar a manipulá-las.

Passeios com pets ou exercícios

Para não ser contaminado, nestes casos, é só manter uma distância segura quando cruzar com outras pessoas ao passear com pets e fazer exercícios físicos. Provavelmente você não cruzará com nuvens de gotículas supercarregadas com o Coronavírus, mas usar máscaras ajuda na proteção.

Sapatos

Por as gotículas acabarem caindo no chão, sapatos podem estar contaminados com o vírus, mas não é uma grande preocupação, desde que não tocados. É fato que nossas solas de sapato escondem as mais variadas bactérias, até as fecais. O que devemos fazer é lavá-los.

Quem sabe combinar com a família para não entrar em casa de sapatos seja a solução – principalmente em casas com bebês que ainda engatinham ou pessoas em grupo de risco. 

MANOEL GUIMARÃES UROLOGIA

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR

Atua também nas áreas de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida e vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353 ou clique aqui!