Problemas com ereção?

Saiba como superar os problemas com ereção

Seja relacionada a complicação de uma doença já existente ou a transtornos psicológicos, os problemas com ereção podem acontecer em qualquer idade e, segundo os especialistas, podem também estar associados a esses dois fatores. Existem diversos motivos que podem ocasionar a disfunção erétil, seja por causas orgânicas ou psicológicas, como depressão, estresse, diabetes, aterosclerose ou deficiência hormonal, por exemplo.

A ereção é um processo que envolve alterações de músculos, nervos e vasos sanguíneos do órgão genital masculino. Na maioria das vezes, os problemas com ereção acontecem pela não chegada do sangue suficiente ao pênis ou quando vem, não fica o tempo bastante para que a rigidez necessária à atividade sexual aconteça.

Muitos homens procuram um urologista quando começam a sentir-se incomodados com a situação, principalmente quando a própria companheira passa a reclamar. O ideal é a participação da parceira em todo o processo do diagnóstico e tratamento, já que em muitos casos, quando há essa participação da outra parte envolvida, a situação tende a ser mais fácil.

Os problemas com ereção estão relacionados a causas orgânicas ou psicológicas. No primeiro caso, pode estar ligado à aterosclerose – acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias, causando obstrução -; diabetes de longo prazo e ou descontrolada; problemas com os nervos relacionados à ereção, como as lesões após acidentes com fraturas pélvicas; obesidade; síndrome metabólica; deficiência hormonal ou até consequência de cirurgia ou radioterapia para o tratamento de próstata ou outro câncer pélvico. Assim, vale ressaltar que acontecem geralmente em pacientes mais idosos, por se tratar de um reflexo de uma situação acumulativa.

Já os distúrbios psicológicos, atingem homens mais jovens, a partir de 18 anos, e estão relacionados a outras doenças, como: depressão, estresse elevado e autoestima baixa, conflitos religiosos ou educacionais. O urologista é o profissional mais adequado para identificar as causas dos problemas com ereção, facilitando as formas de tratamentos.

Após o diagnóstico, o ideal é cumprir rigorosamente a forma de tratamento, de acordo com a origem dos problemas com ereção. Vale destacar que a prática de uma vida saudável, como a dieta rica em legumes, cereais, frutas e verduras, a suspenção do uso de tabaco e o excesso de álcool e a inclusão de atividades físicas no cotidiano, são fatores que auxiliam para o bem-estar dos pacientes.

Nos casos de origem orgânica, existem intervenções com comprimidos orais, como: Sildenafila, Tadalafila, Vardenafila, Udenafila e Lodenafila, e, nos diagnósticos mais graves, a aplicações de injeções no pênis com substâncias vasodilatadoras como a Papaverina, Fentolamina e Alprostadil.

Em casos de pacientes que não respondem ao tratamento medicamentoso, a cura definitiva só será possível com a realização da cirurgia, no qual é colocado uma prótese peniana e o homem passa a ter ereção 100% do tempo. Hoje em dia, três tipos de prótese são usadas: as semirrígidas, as articuladas e as infláveis.

Quando as causas são psicológicas, nestes casos, é de extrema importância respeitar as particularidades de cada um, o ideal é fazer um acompanhamento psicológico com o paciente, através de entrevistas e avaliações, para identificar as causas dos problemas.