Quimioprevenção do câncer com Finasterida – Da próstata para a bexiga

A Finasterida vem se mostrando uma ótima opção para a quimioprevenção do câncer prostático e de bexiga. Entenda porquê.

O câncer prostático é a doença maligna visceral mais freqüente nos homens: é a segunda maior causa de óbito nos Estados Unidos, vitimando quase 30.000 pessoas pela neoplasia em 2004 e afetando outras 200.000. Os programas de detecção e prevenção vêm, entretanto, melhorando esses números e permitindo uma queda na taxa de mortalidade dessa doença. Só que esses programas são caros – rastreamento, diagnóstico, tratamento e cuidado paliativo têm um alto custo, o que leva o mercado a buscar alternativas, visando à prevenção. O Câncer da bexiga é menos frequente, mas é mais letal. Segundo o INCA (INCA – Ministério da Saúde) a estimativa de novos casos para 2018 é de 9.480, sendo 6.690 em homens e 2.790 em mulheres (2018 – INCA) e o número de mortes relacionadas foi de 3.642 no ano de 2013 no Brasil.

Finasterida como método de quimioprevenção

Há mais de 25 anos usamos a Finasterida para o tratamento da hiperplasia prostática benigna e mais recentemente também surgiu a opção da Dutasterida: Com o bloqueio enzimático (PDE5), além da diminuição do tamanho da próstata em até 30%, há ainda uma ação de quimioprevenção do câncer da próstata.

O que ocorre atualmente é a pesquisa dessas medicações na prevenção do câncer de bexiga. Estudos iniciais de 1997 vêm sendo aprofundados nessa expectativa. No volume de outubro de 2018, o “Journal of Urology” publica um artigo finlandês muito interessante (Mäkelä, VJ et al) sobre uma população de mais de 10 mil homens diagnosticados com câncer de bexiga, e em uso de inibidores da PDE5. Interessantemente os indivíduos que usavam a medicação tiveram uma sobrevida maior do que os que não usavam a medicação.

Se esses resultados forem comprovados, medicações como a Finasterida e a Dutasterida poderão vir a ser utilizadas como agentes de quimioprevenção do câncer de bexiga, melhorando as chances de tratamento e até a sobrevida de pacientes, possibilitando a redução das estatísticas assustadoras relacionadas à doença.

Câncer de próstata é muito perigoso e agressivo, mas com diagnóstico é possível realizar um tratamento. Entre em contato com a Clínica Belluno e marque uma consulta.

Fontes: