Rastreamento do câncer de próstata: Nova diretriz da Sociedade Brasileira de Urologia

O câncer de próstata é a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 68.220 novos casos são esperados em 2018 no Brasil.

É o tipo mais comum de câncer na população masculina em todos os territórios do país. O que é mais alarmante é que, apesar dos avanços terapêuticos, cerca de 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda morrem devido à doença. Há, porém, um acentuado declínio nos números de diagnósticos, que se deve às políticas de rastreamento da doença e à maior conscientização da população masculina.

Há uma polêmica sobre o rastreamento que já ocorre há anos, após publicações da US TASK FORCE, nos Estados Unidos. A Sociedade Brasileira de Urologia, atualiza sua diretriz nesse assunto e você pode acessar na íntegra clicando aqui.

Os diferentes tipos de câncer de próstata e o rastreamento.

Existem dois tipos de câncer de próstata e enquanto um é menos agressivo, o outro apresenta uma alta taxa de mortalidade: ambos estão intrinsecamente ligados a fatores genéticos. Além das análises da proteína PSA dos exames de toque, esses fatores genéticos podem ser rastreados em determinada idade (dependendo do grupo onde você se encaixa), para verificar as probabilidades de desenvolvimento da doença. Isso pode garantir um diagnóstico precoce e um tratamento de qualidade que aumente as chances de sobrevida. Todavia, a decisão do uso do rastreamento do câncer de próstata por meio da realização de exames de rotina em homens sem sinais e sintomas sugestivos de câncer de próstata, como estratégia de saúde pública, deve se basear em evidências científicas, pois existem possíveis benefícios, mas também danos associados a essa intervenção.

A Sociedade Brasileira de Urologia, por sua vez, recomenda a procura de um profissional capacitado para avaliação individualizada a partir dos 50 anos de idade. Se você possui parentes de primeiro grau que tiveram a doença ou se você é de família afrodescendente deve fazer isso ainda antes, aos 45 anos.

O Dr. Manoel Guimarães é um dos urologistas da Clínica Belluno. Entre em contato e agende uma consulta!

Fontes: