Robô chinês identifica tumor mais rápido do que 15 médicos

Desenvolvido pelo Centro de Pesquisa de Inteligência Artificial do Beijing Tiantan Hospital, um robô conseguiu diagnosticar tumor cerebral mais rápido do que 15 médicos. 

O robô chinês, chamado de BioMind, acertou diagnósticos com 87% de precisão, contra 66% dos médicos que participaram da competição. E na metade do tempo: o robô realizou 225 diagnósticos em 15 minutos. Saiba mais sobre como o robô conseguiu diagnosticar tumor:

Os pesquisadores utilizaram a inteligência artificial para obter mais precisão na realização dos diagnósticos de tumores cerebrais, bem como para prever a expansão de possíveis hematomas. 

Isso só foi possível graças ao machine learning. O sistema foi treinado com milhares de imagens de arquivo dos exames já realizados no hospital. Desta forma, o robô conseguiu identificar distúrbios neurológicos com a mesma precisão de um médico sênior. 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO ALIADA DOS MÉDICOS 

De acordo com Wang Yongjun, vice-presidente do Beijing Tiantan Hospital, o objetivo da competição é fazer com que os médicos entendam o poder da inteligência artificial: 

“Espero que a competição consiga mostrar aos médicos o poder da inteligência artificial, principalmente àqueles que são céticos a respeito desta tecnologia. É importante entendermos a IA e eliminar os medos que a envolvem”. 

Portanto, a tendência é que a inteligência artificial seja cada vez mais aplicada na medicina como uma aliada dos médicos, e não como uma ameaça aos profissionais e seus empregos. 

Em um país como a China, por exemplo, com mais de 1,4 bilhão de pessoas, os robôs podem atenuar problemas como as longas listas de espera para exames e consultas, em hospitais geralmente sobrecarregados. 

Com o auxílio da inteligência artificial para realizar tarefas humanamente impossíveis, como analisar milhares de imagens e identificar padrões em questão de segundos, os médicos podem se concentrar naquilo que realmente importa, como o contato com o paciente. 

MANOEL GUIMARÃES UROLOGIA 

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia.

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.