Sente dor na garganta, dor de cabeça ou tem coriza? Cuidado, pode ser Covid.

O vírus da Covid se adaptou e produziu novas variantes que possuem um conjunto de sintomas diferentes

 

Você provavelmente deve estar pensando que esta chamada de blog que acaba de ler é algum engano. Afinal, os sintomas de Covid, e que todos já sabem de cor e salteado são febre, tosse, dor de garganta, perda do olfato ou paladar e em casos graves, problemas respiratórios. 

Pelo menos estes eram os sinais principais. Como outros vírus, o coronavírus é capaz de se adaptar para infectar mais pessoas e produzir quadros mais severos. Só que junto com essa transformação podem vir também novos sintomas, diferentes dos que costumávamos ouvir. E é assim que duas novas variantes, que já predominam em outros países, podem ser facilmente confundidas com um resfriado forte ou um quadro de gripe. 

As variantes Delta e Gama têm origem provável na Índia e no Brasil, respectivamente. Os principais sintomas incluem dor de garganta, dor de cabeça e coriza, acendendo um sinal de alerta em muitos profissionais da saúde. 

Isso porque além dos sintomas comuns de outras doenças respiratórias, estas variantes são mais agressivas. Por isso é tão importante manter o isolamento social, não se aglomerar e seguir tomando as demais medidas de proteção ao coronavírus. 

Outra estatística que preocupa é que as atuais vacinas podem não ser tão eficazes contra a variante Delta, quando a imunização ainda não está completa. Esta informação evidencia a importância de completar o ciclo de imunização e manter os cuidados que já nos acostumamos a ter. 

Existe ainda mais uma medida que a população pode tomar para evitar confundir a Covid com uma gripe e vice-versa. É a vacinação contra a gripe. A partir do momento em que você se vacina, as chances de contrair a gripe diminuem muito e portanto, se você apresentar algum dos sintomas menos conhecidos, poderá se isolar e notificar a prefeitura da sua cidade para agendar um teste. 

A vacinação, contra a gripe e contra o coronavírus são um verdadeiro pacto pela vida que irá beneficiar milhões de pessoas além de si mesmo. Agora que já temos uma arma para lutar contra esse vírus, precisamos usá-la. Quando chegar o seu dia, diga sim à vacina.