Sildenafila auxilia na reabilitação peniana após a cirurgia da próstata

Para auxiliar na recuperação da ereção, uma das consequências que podem aparecer após a cirurgia de próstata, pesquisadores testaram a eficácia da sildenafila.

Após o diagnóstico do câncer de próstata, algumas consequências podem surgir com o tratamento, como a disfunção erétil quando a cirurgia é recorrida. Para ajudar na reabilitação peniana nesses casos, um grupo de pesquisadores descobriu a eficácia de um medicamento oral sobre a questão: a sildenafila.

 

A disfunção da ereção é uma das mais temidas complicações da cirurgia que visa o tratamento do câncer de próstata. Porém, já há alguns anos, o uso dos inibidores da fosfo-diesterase-5 (sildenafila, tadalafila, vardenafila, udenafila, entre outros) é feito no período logo após o procedimento cirúrgico para melhorar os resultados desse aspecto. O objetivo dessa reabilitação é ajudar na diminuição dos pontos negativos do tratamento do câncer e acelerar o retorno das funções sexuais do paciente.

 

Os mecanismos envolvidos na disfunção erétil são a injúria dos nervos cavernosos (neurapraxia), injúria das artérias que irrigam os corpos cavernosos, a reação inflamatória local, a hipóxia ao músculo liso cavernoso, a fibrose e a morte celular (apoptose), bem como uma disfunção veno-oclusiva. E foi exatamente para evitar esse tipo de acontecimento que um grupo sul-coreano realizou uma pesquisa acerca das vantagens do uso da sildenafila.

 

Publicado em junho de 2018 no “Journal of Urology” (doi.org/10.1016/juro.2017.12.060), a pesquisa estudou de maneira prospectiva e randomizada um grupo de 120 pacientes que usaram 100 mg de sildenafila duas vezes por semana com início até 10 dias após a cirurgia. Esse período de tempo em que o medicamento começou a ser administrado foi um fator importante na recuperação da ereção, em comparação ao grupo que iniciou o uso da medicação após 90 dias.
A sua saúde vale muito! Por isso, esteja sempre em dia com a sua. Os profissionais da Clínica Belluno estão sempre a seu dispor! Confira os especialistas de sucesso no nosso site: www.clinicabelluno.com.br | (41) 3242-5353, WhatsApp 99977-6688″