Transplante de coração de porco: alternativa pode reduzir espera por doação de órgãos

Homem norte-americano é o primeiro paciente do mundo a receber um transplante de coração de porco

O procedimento inédito de transplante de coração de porco para um ser humano, surpreendeu o mundo em janeiro de 2022. A alternativa pode ser a solução para pacientes que aguardam na fila de doação de órgãos.

Também conhecida como xenotransplante, a cirurgia experimental realizada pelos médicos do Centro Médico da Universidade de Maryland, é resultado de anos de pesquisa e foi autorizada após o paciente ser declarado inelegível para um transplante humano.

Apesar de possuir características semelhantes ao órgão humano, o coração do porco foi geneticamente modificado para eliminar genes que poderiam causar a rejeição imediata pelo organismo do paciente. 

Entenda o caso de transplante de coração de porco

O voluntário para o experimento foi David Bennett, de 57 anos, diagnosticado com uma doença cardíaca em estágio terminal e por isso, não estava apto a se submeter a outros tipos de tratamento, como receber um coração humano.

David Bennett faleceu cerca de dois meses após a realização da cirurgia, porém o hospital não informou se a causa da morte está relacionada ao transplante.

Por que o porco?

Alguns órgãos como os rins, fígado e coração são anatomicamente semelhantes aos dos humanos. Além disso, os porcos atingem a fase adulta muito rápido (cerca de 1 ano) e também é aceito pela sociedade que estes animais sejam usados para testes científicos como este.

Rejeição

Como já mencionamos anteriormente, o órgão passa por uma alteração genética por meio de uma técnica de edição de genes Crispr, no qual são retirados os genes do animal que são incompatíveis ao do ser humano e aficionados genes humanos para “driblar” o sistema imunológico receptor.

Após o procedimento, o paciente deverá usar medicamentos imunossupressores pelo resto da vida para garantir que não haverá rejeição ao órgão recebido.

Outros procedimentos envolvendo transplante de órgão animal

O transplante de coração foi um verdadeiro avanço da medicina, porém as válvulas cardíacas de porco já são utilizadas com mais frequência para tratamento de humanos.

Um outro caso semelhante, realizado em Nova York, envolvendo um transplante de rim de porco era considerado, até então, como o maior experimento médico já realizado. No entanto, o paciente que recebeu o órgão já estava em situação de morte cerebral.
Para ler mais conteúdos como este acesse o nosso blog.