Tratamento contra o câncer utiliza células do paciente

Inédito da América Latina, tratamento contra o câncer apresenta melhoras em paciente com linfoma.

Uma técnica de tratamento contra o câncer, que já vem dando resultados na Europa e nos Estados Unidos, foi utilizada pela primeira vez na América Latina.

O paciente de 62 anos estava com um quadro grave de linfoma avançado. Ele não estava mais respondendo aos tratamentos convencionais, e sua expectativa de vida era de menos de um ano.

Graças à terapia experimental, feita com as próprias células do paciente, a doença apresentou remissão 20 dias após o tratamento. Os gânglios no pescoço desapareceram, bem como a dor. Ele ganhou 3 quilos no período e voltou a andar.

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER COM CÈLULAS DO PACIENTE

O tratamento foi totalmente desenvolvido no Brasil, no Centro de Terapia Celular do Hemocentro de Ribeirão Preto

A terapia é feita com células T, retiradas do sistema imunológico do próprio paciente, e modificadas geneticamente. 

Os cientistas incluem uma proteína específica nessas células, tornando-as mais sensíveis a determinados tipos de linfoma. Elas são inseridas novamente no corpo do paciente por infusão, e passam a combater as células cancerígenas com mais eficiência.

Dessa maneira, as células T modificadas se multiplicam rapidamente no organismo do paciente. E fazem com que o sistema imune, antes “cego” ao câncer, passe a identificar as células do linfoma como inimigas. Assim, elas atacam e destroem o câncer de forma natural.

MANOEL GUIMARÃES UROLOGIA

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR

Atua na área de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida, vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.