Tratamento para Câncer de Próstata com Lutécio radioativo

Estudos e testes revelam uma diminuição da metástase em pacientes que fizeram o tratamento para Câncer de Próstata com essa substância.

No Brasil, o Câncer de Próstata é o segundo mais frequente em homens e o quarto tipo mais comum no geral. A busca por sua cura é constante e, dessa forma, um grupo de cientistas desenvolveu um outro tipo de tratamento para Câncer de Próstata que reduz a metástase.

Considerado uma doença da terceira idade, já que a maioria dos casos ocorre em homens acima de 65 anos, o Câncer de Próstata se caracteriza pelo aumento anormal da glândula próstata, responsável por parte da produção do sêmen.

Alguns tumores podem crescer de forma rápida, podendo espalhar para outros órgãos, o que coloca em risco a vida do paciente. Por isso, o tratamento com Lutécio radioativo foi a nova esperança para controlar essa situação.

A PSMA é uma proteína encontrada em células saudáveis da próstata. Porém, ela é encontrada em grandes quantidades quando há câncer. Como é um ótimo alvo para diagnóstico, o Dr. Matthias Eder, do Centro de Pesquisa do Câncer da Alemanha, montou um grupo de pesquisa com outros sete médicos e professores da área e juntos, eles desenvolveram uma mólecula (PSMA-617), que é capaz de se conectar especificamente com a PSMA, podendo levar substâncias radioativas, chamadas de radionuclídeos.

Quando anexada ao gálio-68, ela pode ser usada para visualizar até pequenas formações de células cancerígenas, que não aparecem em exames. Dessa forma, os médicos podem detectar tumores em outros órgãos.

Ao longo da pesquisa, os doutores desenvolveram uma conexão da PSMA-617 com o 177Lutércio-Octreotato. Através de testes, descobriram que esta substância é absorvida por células cancerígenas e as destrói de dentro para fora, sendo assim, um tratamento promissor, especialmente para o Câncer de Próstata resistente a hormônio, que é mais difícil de tratar.

 

Fontes:

https://www.dkfz.de/en/presse/pressemitteilungen/2015/dkfz-pm-15-26-Award-winning-agent-developed-for-prostate-cancer-diagnosis-and-treatment.php

https://www.einstein.br/especialidades/oncologia/exames-tratamentos/terapia-lutecio-octreotato

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata