Trombose Venosa e Embolia Pulmonar na Cirurgia Urológica

A trombose venosa profunda, que pode ser seguida de embolia pulmonar é uma das mais temíveis complicações nas cirurgias urológicas de grande porte.  Trabalho publicado nesse mês de setembro de 2014, no Journal of Urology, por M. Tyson e cols, é um dos mais importantes sobre a matéria.

Foram estudados mais de 82 mil pacientes, com a ocorrência de 633 (0,72%) casos de trombose, no período de 30 dias que se seguiram à cirurgia.Os procedimentos de maior risco foram a cistectomia com derivação urinária (4% de trombose e 3% de embolia pulmonar) e em segundo lugar vieram as nefrostomias percutâneas em pacientes com câncer, nefrectomia para câncer de rim e prostatectomia radical. Condições de risco associadas à trombose foram status funcional reduzido, câncer disseminado e insuficiência cardíaca, e ainda idade avançada, tempo cirúrgico maior do que 2 horas, diabetes e tabagismo, sexo masculino e obesidade.

O importante nessa temida e grave complicação é a prevenção: Uso de meias pneumáticas, uso de anticoagulantes e a mobilização precoce do paciente, se possível fora do leito.