Um caminho novo na presença de doença metastática

O urologista norte-americano James Eastham tem pesquisado o papel da cirurgia da próstata na presença de doença metastática.

Pude encontrar algumas semanas atrás, no VIII Congresso Internacional de Uro-oncologia, o Dr. James Eastham, urologista do Memorial Sloan Katering Cancer Center, de Nova York. Sua pesquisa clínica é focada na melhoria dos resultados pós-cirúrgicos do câncer de próstata, incluindo o controle da doença e a restauração das funções urinárias e sexuais.

Sua equipe também está começando a investigar o papel do tratamento local, por cirurgia ou radiação, em pacientes com câncer de próstata metastático de baixo volume – o que significa que o câncer se espalhou por um número limitado de outros locais. Esses homens tradicionalmente têm sido tratados apenas com terapia hormonal. E agora a equipe do Dr. Eastham está investigando o uso de tratamentos sistêmicos, como quimioterapia e cirurgia local.

A meta é prolongar a sobrevivência dos pacientes e, finalmente, curar o câncer. Com a maximização do tratamento local e sistêmico possivelmente haja ganho na sobrevivência global. Dados referentes a 20 pacientes iniciais foram publicados no J Clin Oncol 33, em 2015, com resultados que mostram que o tratamento foi bem tolerado. O ganho real, incluindo uma melhor qualidade de vida e sobrevida global ainda devem, no entanto, ser comprovadas em estudos mais abrangentes.

Fontes: