Uso medicinal da maconha pode ser liberado pela Anvisa

O cultivo e uso medicinal da maconha foi levado à consulta pública pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

 

A regra proposta restringe o plantio a lugares fechados, somente por empresas credenciadas. As associações e familiares de pacientes que fazem o uso medicinal do extrato de canabidiol continuarão proibidos de manipular a planta.

 

POLÊMICA DA PROPOSTA

 

O médico Leandro Ramires, presidente da Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal, acredita que a proposta da Anvisa não vai acabar com o mercado informal.

 

Atualmente cerca de 6 mil brasileiros são autorizados a importar o único medicamento liberado no país, e os custos são altos. Isso faz com que cerca de 60 mil usuários, segundo estimativa da Associação, usem ilegalmente os derivados da maconha para uso medicinal.

 

“O processo regulatório vai deixar o preço de produção muito caro. Peço a agência que autorize a produção e beneficiamento às associações de pacientes registrados. Há no mundo países que já autorizam a produção livre de plantas de cannabis com taxa de THC abaixo de 0,2%. Peço essa revisão”, concluiu Ramires.

 

MODELO CANADENSE

 

A proposta da Anvisa para a liberação do cultivo e uso medicinal da maconha segue o modelo canadense. 

 

O cultivo fica restrito a ambientes fechados, com sistema de segurança 24h e edificações reforçadas com portas e vidros duplos, além de paredes e dutos resistentes a invasões. Elas não poderão ter nenhuma identificação externa de produção da planta no local.

 

PRÓXIMOS PASSOS

 

A proposta está no site da Anvisa, e será submetida a opiniões da indústria, governo, pacientes e demais interessados até o dia 19 de agosto.

 

Para saber mais, acesse aqui.

 

Após a consulta pública, os técnicos avaliarão as sugestões, farão as mudanças que julgarem pertinentes, e levarão a proposta final para votação na reunião de diretores.

 

MANOEL GUIMARÃES UROLOGIA

 

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR. 

 

Atua na área de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida, vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

 

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.