Vacina contra covid-19: expectativas e avanços no Brasil

Vacina contra covid: 5 laboratórios encontram-se em fase de testes avançados no Brasil.

Em recente nota divulgada, o Ministério da Saúde esteve reunido com 5 laboratórios que encontram-se em fase avançada de testes da vacina do novo coronavírus. Foram recebidos representantes das indústrias americanas Pfizer, Janssen e Moderna, com a indiana Bharat Biotech e o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF). Algumas delas já aderiram ou estão pleiteando adesão ao consórcio internacional de vacinas (Covax Facility).

Segundo a nota, a pasta tem acordos contratuais para o possível acesso a 142,9 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, que poderão imunizar pelo menos um terço da população brasileira, assim que concluídas as etapas de segurança, eficácia e registro.

Se tudo ocorrer da maneira planejada, em 2021, o Brasil já poderá produzir na Fiocruz, de forma autônoma e com tecnologia nova, mais 110 milhões de doses vacinas.

Entretanto, uma série de premissas precisam ser analisadas antes da compra, como a segurança; a eficácia; a capacidade de produção em escala; a oferta em tempo oportuno para inserir as vacinas no Programa Nacional de Imunizações (PNI); e o preço proposto para a incorporação. 

Conforme o avanço de cada etapa, as aplicações serão realizadas seguindo planejamento de grupos prioritários para a vacinação.

Entenda quais os grupos prioritários para a ação:

Primeira fase: 

Trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 75 anos, indivíduos acima dos 60 anos que vivem em instituições de longa permanência (asilos e hospitais psiquiátricos) e população indígena.

Segunda fase: 

Pessoas com 60 a 74 anos.

Terceira fase: 

Pessoas com doenças que representam risco para agravamento da covid-19 (como portadores de problemas cardiovasculares e renais).

Quarta fase:

Professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Fique atento a todas as notícias e, precisando de qualquer informação adicional, entre em contato com a gente. Esperamos que o mais brevemente possível tenhamos a vacina para o controle desta doença. 

MANOEL GUIMARÃES UROLOGIA

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR

Atua também nas áreas de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida e vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353 ou clique aqui!