Vacinados ainda podem transmitir o vírus da Covid-19?

A precaução continua sendo a melhor forma de lutar contra a Covid-19.

Entre diversos avanços e obstáculos, a vacinação mundial contra a Covid-19 continua acontecendo e gerando debate entre a comunidade científica e civil. 

À medida que os números continuam aparecendo, seja para de novos casos e também mortes, a pandemia se mostra ainda longe, pelo menos no Brasil, de ter um fim. 

Nos EUA, que já está em fase mais avançada a campanha de vacinação, eclode o questionamento sobre a continuidade dos cuidados para pessoas vacinadas (uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos) e se estas podem propagar o vírus.

O que dizem os especialistas?

De acordo com o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), uma agência médica dos EUA, “é possível que algumas pessoas que foram plenamente vacinadas contraiam a covid-19. Não existem evidências claras quanto a se elas podem disseminar o vírus para outros. Continuamos a avaliar as evidências.”

As pesquisas mundiais recentes estão longe de serem suficientes para afirmar que pessoas vacinadas não propagam o vírus. Dessa forma, é imprescindível que os cuidados sanitários habituais como máscara, álcool gel e distanciamento continuem sendo necessários a pessoas que receberam a vacinação.

Pessoas vacinadas ainda podem se infectar

Dados sugerem que é muito mais difícil pessoas vacinadas serem infectadas, mas não pense um segundo que elas não podem ser infectadas, já sendo possível também observar casos de pessoas vacinadas que contraíram a doença, porém em sintomas mais amenos e contidos.

É importante destacar que, de acordo com especialistas, a vacina está freando os sintomas e mantendo as pessoas fora dos hospitais, mas não as torna completamente resistentes a uma infecção. Dessa forma, a vacina previne formas mais avançadas de infecção pelo vírus, sendo necessário continuar com os cuidados básicos de proteção e saúde. 

Conheça o Dr Guimarães

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, foi médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR durante 25 anos. 

Atua na área de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida, vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.