Vantagens da cirurgia minimamente invasiva

A cirurgia por via laparoscopia permite tratar doenças como tumores, em geral no aparelho urológico, cálculos urinários, entre outros problemas, de uma forma muito mais econômica e com uma recuperação rápida ao paciente. Essas são algumas das vantagens da utilização da laparoscopia na Urologia.

A técnica consiste em 3 ou 4 pequenos cortes na região abdominal do paciente, por meio do qual são inseridas pinças cirúrgicas e uma câmera acoplada a um sistema de vídeo. A magnificação da imagem é responsável por maior precisão cirúrgica.

Se para o cirurgião, a técnica oferece essa precisão, para o paciente significa um conforto muito maior, tendo em vista que tempo de internação é menor, a recuperação é bem mais rápida, assim como o retorno às atividades cotidianas.

Quase todas as cirurgias renais ou adrenais podem ser realizadas pela técnica laparoscópica, tais como a retirada de parte ou de todo o rim ou a reconstrução de estreitamentos que dificultam a drenagem de urina, cálculos, tumores, etc.