Vasectomia e câncer da próstata podem ter relação?

Não há explicação científica plausível para associação da vasectomia e o câncer da próstata.

Vasectomia e câncer da próstata podem estar relacionados?

Foi publicado recentemente um artigo científico associando um maior risco dos pacientes submetidos ao método, e uma discreta maior incidência desses pacientes desenvolverem câncer da próstata no futuro (A Husby e cols; J Natl Cancer Inst 2019 May 23).

O chefe da epidemiologia no Instituto Roswell Park, em Buffalo (EUA), Curtis Mettlin, já havia publicado resultados semelhantes (American Journal of Epidemiology, Vol 132, Issue 6, Dec 1990).  

Um novo trabalho de Lynn Rosemberg e cols publicado na mesma revista em 01 de dezembro de 1990, mostrou resultados que apontavam na mesma direção.

Esses artigos causaram impacto na população em geral, na época preocupada. Alguns pacientes questionando até sobre uma possível reversão da vasectomia para minimizar o risco.

Naqueles tempos, uma possível explicação seria um viés da população acometida em fazer o “screening” para câncer da próstata.

Em 2002, o autor Briam Cox e cols mostraram resultados opostos, onde não houve aumento do risco, estudando 2.147 pacientes (JAMA, June 9, 2002, Vol 287; No 23).

Vasectomia X Câncer da próstata

O assunto é polêmico, e não há uma explicação científica plausível para essa suposta associação, mesmo que seja muito fraca.

A vasectomia é uma importante ferramenta contraceptiva para homens e suas famílias. E, mesmo que esse discreto risco seja realmente verdadeiro, a vasectomia deve continuar sendo disponível aos pacientes que a procuram.

É importante, no entanto, que médicos e pacientes sejam informados desses dados e juntos decidam sobre a cirurgia.

Fique atento nas próximas pesquisas sobre vasectomia e câncer da próstata!

MANOEL GUIMARÃES UROLOGIA

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR

Atua na área de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida, vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.