Câncer de próstata: vírus da Zika inibe o tumor

O vírus da Zika pode ajudar no tratamento do câncer de próstata e outros tumores.

60 mil novos casos de câncer de próstata são registrados a cada ano no Brasil, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer). E, agora, o famigerado vírus da Zika, que apavorou o país com os casos de microcefalia em milhares de bebês, pode trazer esperança para pacientes do segundo tipo de câncer mais comum entre os homens.

Pesquisadores da Unicamp constataram que o Zika vírus pode inibir a proliferação de células do câncer de próstata pela metade.

O EXPERIMENTO

Os cientistas da Unicamp aqueceram o vírus da Zika por uma hora a uma temperatura de 56°C, para inibir seu potencial infeccioso.  

O segundo passo foi colocar as células tumorais em contato com o vírus inativado por 24h e 48h. Após esse período, os cientistas compararam com um grupo de controle de células não expostas ao vírus, e a redução no crescimento foi de 50%.

Os pesquisadores estão otimistas com os resultados. O próximo passo é a investigação em testes com animais. Se os resultados se confirmarem, os cientistas buscarão parcerias para a realização de ensaios clínicos.

OUTROS ESTUDOS

Os pesquisadores da Unicamp iniciaram os estudos com o vírus da Zika há quatro anos. Eles testaram o vírus em linhagens de glioblastoma, o tipo mais comum e agressivo de câncer no cérebro. Nesse caso, a redução foi de 40%.

O grupo agora testa o Zika vírus em outros tipos de tumores, e estima que dentro de cinco anos o tratamento esteja disponível para os pacientes.

MANOEL GUIMARÃES UROLOGIA

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR

Atua na área de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida, vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.