Açúcar ou adoçante? Nova diretriz da OMS recomenda o uso apenas para quem tem diabetes

Segundo a diretriz, trocar o açúcar tradicional pelo adoçante não ajuda no controle de peso.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), publicou no dia 15 de maio, uma nova diretriz sobre o uso de adoçantes. A recomendação condicional* da OMS é: “Substituir os açúcares livres por adoçantes não nutritivos não ajuda no controle de peso a longo prazo.

Saiba mais sobre os impactos do uso do adoçante neste artigo!

Sobre os adoçantes

O uso de adoçantes pode ter alguns impactos negativos, embora esses efeitos variem dependendo do tipo de adoçante e da quantidade consumida. Aqui estão alguns dos impactos negativos associados ao uso de adoçantes:

Desejo por alimentos açucarados: Alguns estudos sugerem que o consumo frequente de adoçantes artificiais pode levar ao aumento do desejo por alimentos açucarados. Isso ocorre porque os adoçantes artificiais são muito mais doces do que o açúcar naturalmente presente nos alimentos, e o cérebro pode associar o sabor doce com a necessidade de calorias. Como resultado, algumas pessoas podem acabar consumindo mais calorias em geral, buscando fontes de açúcar em outros alimentos.

Impacto na microbiota intestinal: Há evidências crescentes de que o consumo excessivo de adoçantes artificiais pode afetar negativamente a composição e a diversidade da microbiota intestinal. A microbiota intestinal desempenha um papel vital na saúde digestiva, imunológica e metabólica, e um desequilíbrio nessa microbiota pode estar associado a várias condições de saúde, como obesidade, diabetes e doenças inflamatórias.

Tolerância ao sabor doce: O uso regular de adoçantes artificiais pode levar à diminuição da sensibilidade ao sabor doce ao longo do tempo. Isso pode levar a um paladar menos sensível aos alimentos naturalmente doces, tornando-os menos satisfatórios e aumentando a preferência por alimentos altamente processados e açucarados.

Efeito na resposta à insulina: Alguns estudos sugerem que os adoçantes artificiais podem afetar a resposta à insulina, hormônio responsável pelo controle dos níveis de açúcar no sangue. Embora a maioria dos adoçantes artificiais não cause um aumento direto nos níveis de açúcar no sangue, eles podem interferir na regulação do metabolismo da glicose e insulina.

Dr. Guimarães Urologista