Avanços e novidades no ramo da urologia

Confira o que é novidade e tendência no ramo da urologia neste conteúdo!

Algumas áreas científicas estão em constante evolução e no ramo da Urologia não poderia ser diferente. Nós preparamos uma lista para você se atualizar com as pesquisas recentes e avanços médicos neste segmento. Confira!

Principais novidades no ramo da Urologia

 

Cirurgia robótica 

A cirurgia robótica tem sido amplamente utilizada na urologia, especialmente em procedimentos como prostatectomia (remoção da próstata) e nefrectomia parcial (remoção parcial do rim). A tecnologia robótica permite procedimentos mais precisos e menos invasivos, resultando em tempos de recuperação mais curtos e menores taxas de complicações.

 

Terapia focal para câncer de próstata

A terapia focal tem ganhado destaque no tratamento do câncer de próstata de baixo risco. Em vez de remover toda a próstata, a terapia focal visa tratar apenas a área afetada pelo câncer, preservando o restante do órgão. Isso pode levar a menores taxas de efeitos colaterais, como incontinência urinária e disfunção erétil, em comparação com a prostatectomia radical.

 

Tratamentos para disfunção erétil

Há uma variedade de avanços no tratamento da disfunção erétil, incluindo novos medicamentos, terapias de ondas de choque de baixa intensidade e dispositivos de vácuo. Essas opções oferecem alternativas para os pacientes que não respondem aos tratamentos convencionais, como medicamentos orais.

 

Urologia regenerativa

A pesquisa em urologia regenerativa busca desenvolver terapias para tratar condições urológicas por meio da regeneração de tecidos e órgãos. Isso pode envolver o uso de células-tronco, terapia gênica e biomateriais para reparar danos e restaurar a função de órgãos, como a bexiga e o uretra.

 

Inteligência artificial e tecnologia digital

A inteligência artificial e a tecnologia digital estão sendo cada vez mais exploradas na urologia. Isso inclui o uso de algoritmos de aprendizado de máquina para ajudar no diagnóstico de câncer de próstata, o desenvolvimento de aplicativos e dispositivos para monitorar a saúde do trato urinário e a implementação de telemedicina para consultas virtuais e acompanhamento de pacientes.

 

Dr. Guimarães Urologista