Carnaval e ISTs: saiba como se proteger

Chegou a época da folia e a prevenção às ISTs é fundamental!

 

O carnaval é uma época de folia, azaração e paquera e também de cuidado com as ISTs. Principalmente para os mais jovens é momento também de prevenção e cuidado para com as ISTs: infecções sexualmente transmissíveis. Confira neste artigo todas as informações necessárias para aproveitar o feriado de carnaval com proteção!

O que são as ISTs?

As ISTs infecções sexualmente transmissíveis, podem acometer pessoas sexualmente ativas de todas as idades. Entre as principais ISTs estão o HPV, a herpes genital, a sífilis, a gonorreia e hepatite B e C. 

De acordo com especialistas na área da saúde sexual, é importante entender que o contato sexual desprotegido não é a única forma de contágio por infecções sexualmente transmissíveis, mas sim que existem outras formas de contagio que podem ser evitadas, principalmente em épocas de aglomerações como o carnaval. 

O compartilhamento de objetos de uso íntimo, assim como seringas, agulhas, objetos cortantes como lâminas de barbear podem transmitir vírus e bactérias causadores das ISTs. Portanto, é fundamental estar atento(a) aos cuidados que são necessários, muito além da camisinha. 

 

Dicas de cuidados para a prevenção de ISTs no carnaval

 

  1. Use preservativo 

 

Esta é uma orientação bastante difundida, mas que vale ser reforçada. O preservativo, tanto feminino, quanto masculino, evita o contágio de ISTs, assim como o de uma gravidez indesejada.

Há distribuição gratuita em diversos locais da cidade e inclusive nos postos de saúde, sendo de fácil utilização e muito segura. durante as relações sexuais, inclusive 

 

  1. Não compartilhe objetos pessoais 

 

Evite compartilhar instrumentos de uso pessoal como ferramentas de manicure, pinças, aparelhos de depilação entre outros. Estes objetos, principalmente os cortantes, podem transmitir as infecções sexualmente transmissíveis.

 

  1. Evite trajes de banho úmidos por períodos longos

 

Principalmente na praia, piscinas e cachoeiras, evite utilizar os trajes úmidos de banho por muito tempo. Tome um banho logo após voltar da praia ou piscina. Essa medida pode evitar as doenças causadas por fungos, como a candidíase.

 

Com essas dicas agora você pode aproveitar o seu carnaval sem medo!

 

Dr. Guimarães Urologista