Cirurgia robótica em transplante de rim torna o procedimento mais simples e menos invasivo

Em procedimento inovador e com intervenção menos invasiva, transplante renal é feito através de cirurgia robótica

O uso de robôs em procedimentos cirúrgicos está se tornando cada vez mais comum em todo o mundo. A realidade chegou também para os transplantes de órgãos, e mais uma vez o Brasil foi cenário de mais um procedimento de sucesso. Um transplante de rim, feito em São Paulo com duas pessoas vivas, foi parcialmente executado por um robô. 

Em 2018, no Rio de Janeiro, o primeiro transplante de rim por meio de cirurgia robótica foi feito no país. O transplante envolveu a doação de órgãos entre irmãos. Menor complexidade, procedimento menos invasivo e recuperação mais rápida são um dos fatores que demonstram que a técnica deve ganhar cada vez mais espaço. 

Sobre o procedimento 

A cirurgia foi feita no Hospital São Luiz, da Rede D’or, e o responsável foi o médico Rodrigo Vianna, da Universidade de Miami. No caso desta cirurgia, o robô Da Vinci retirou o órgão da doadora. A partir do robô, não é preciso que o médico se aproxime do paciente, já que o profissional acompanha a cirurgia por meio de vídeo dentro de uma sala de cirurgia, operando ao mesmo tempo um joystick que repassa instruções ao robô. Por meio de imagens em 3D, os médicos conseguem visualizar os vasos e estruturas do órgão, graças à ampliação de quase dez vezes. 

Na retirada do órgão da doadora, o robô Da Vinci fez uma pequena incisão na qual retirou o rim com pinças. Neste caso, o uso do robô foi parcial, já que o transplante para o outro paciente, pai da doadora, utilizou da técnica tradicional. Segundo reportagem do jornal Estadão, a paciente doadora recebeu alta no mesmo dia e sentiu pouca dor. Para o futuro, espera-se que o procedimento possa ser feito à distância, em razão do avanço da conexão 5G. 

Vantagens da cirurgia robótica 

Mesmo ainda inicial, a técnica é promissora para diversos procedimentos cirúrgicos. Além disso, a cirurgia feita com robôs apresenta vantagens em relação à tradicional. 

  • Diminuição no tamanho dos cortes
  • Procedimento menos invasivo 
  • Menor tempo de recuperação
  • Menor risco de infecção e sangramentos 

Uma das características da medicina é estar em constante evolução, e a cirurgia robótica é um dos avanços dos últimos anos, por conta da evolução da tecnologia que pode beneficiar a vida de muitos. No entanto, o custo da sua realização ainda é alto, mas a tendência é que ao longo do tempo venha a tornar-se mais acessível.