Dia mundial do câncer: pelo combate e prevenção

No último 04 de fevereiro, tivemos o Dia Mundial do Câncer, data que marca a luta e necessidade de conscientização sobre a doença.

O Dia Mundial do Câncer faz parte de uma campanha criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), celebrada todo o dia 04 de fevereiro, que tem como objetivo inspirar mudanças e mobilizar ações em prol da prevenção dos diversos tipos de câncer.

Problema de saúde pública mundial e que cada vez mais cresce em números, o câncer é associado aos maus hábitos do estilo de vida moderno, que inclui alimentação baseada em processados e vicios como álcool e tabagismo.

Além disso, a campanha evidencia a necessidade de termos um mundo com acesso a serviços de câncer melhores e mais justos para todos, com oportunidades dignas de diagnóstico, exames e tratamento.

Os principais desafios

Hábitos saudáveis

Vencer a obesidade, a má alimentação e o sedentarismo estão entre os principais desafios para o enfrentamento do câncer. Com uma vida cada vez mais acelerada, níveis de estresse, ansiedade e depressão trazem fatores de risco e maior probalidade de desenvolvimento, principalmente entre as populações mais jovens.

A consulta preventiva

Também há uma dificuldade no sentido de conscientização da população sobre a necessidade de realizar checkups e exames de rotina com frequência, a fim de diagnosticar precocemente o câncer.

É cientificamente comprovado que quanto mais cedo detectado, maiores são as chances de cura e reversão com a terapia para a doença cancerígena.

Cuide-se!

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, a cada ano, 14 milhões de novos casos de neoplasia maligna sejam registrados em todo o mundo, o que traz a necessidade de pensarmos em nossos hábitos de vida e estilo de forma a prevenir-se.

A consulta médica regular e os hábitos saudáveis fazem toda a diferença! Cuide-se!

Dr. Guimarães Urologista