Estudos identificam que o coronavírus pode aumentar a infertilidade masculina

Mesmo após um ano da infecção, coronavírus pode aumentar a infertilidade masculina

Este é mais um dos possíveis efeitos da doença que atingiu todo o planeta a quase 2 anos. O vírus  é transmitido através da saliva e muco e atinge as vias respiratórias mas já provou que consegue deixar sequelas em diversas partes do corpo

Diante de um novo estudo, cientistas descobriram que o coronavírus pode aumentar a infertilidade masculina ao inflamar todas as células dos testículos, causando um aumento prolongado da infertilidade. Além disso, estudos diferentes já constatam que o vírus, ao tomar conta da região, acelera a andropausa e pode ainda, levar à disfunção erétil.

Um dos estudos incluiu a análise de espermogramas. Nele avalia-se a capacidade que os espermatozoides têm em fertilizar um óvulo. As porcentagens normais chegam a cerca de 50%. Nestes pacientes o que foi notado é que os índices ficaram entre 8% e 12%, mesmo em um período de vários meses após o contágio.

Em outro teste, os índices hormonais de pacientes do sexo masculino foram acompanhados. A testosterona que geralmente está entre 300 e 500 nanogramas por decilitro de sangue (ng/dL) despencou e não foi raro encontrar pacientes com índices entre 70 e 80 ng/dL.

O que ainda não se sabe e está em investigação é por quanto tempo estes efeitos se mantêm. Alguns pacientes relatam dificuldades mesmo após um ano do diagnóstico.

A boa notícia é que médicos também relatam o sucesso em tratar os sintomas com medicamentos que já existem no mercado. Para os homens que estão com baixas taxas hormonais, faz-se a reposição, para quem está com disfunção erétil o uso de medicamentos estimulantes e para pacientes com baixa contagem de espermas, o uso de substâncias que ajudam a remediar o quadro.

É importante relatar que ainda não se percebe a reversão do quadro a longo prazo ao utilizar qualquer um destes tratamentos. Eles apenas têm o objetivo de devolver parte da qualidade de vida enquanto buscam-se alternativas permanentes.
Portanto, já sabe. Se você é homem, teve COVID e percebeu dificuldades em manter relações sexuais após o contágio, agende uma consulta e investigue a causa. Nós vamos te ajudar.