Instituto do Coração de São Paulo já usa Inteligência Artificial para desobstruir artéria do coração

O paciente Raimundo Aparecido Victor foi o primeiro paciente na América do Sul a passar por uma angioplastia com o auxílio de inteligência artificial.

Recentemente, Instituto do Coração (InCor) de São Paulo realizou um procedimento cirúrgico de angioplastia com o auxílio da Inteligencia Artificial. A angioplastia, procedimento minimamente invasivo para desobstruir artérias coronárias entupidas (geralmente por placas de gordura ou calcificações), é um dos muitos procedimentos comuns realizados pelo Instituto. 

Sobre o procedimento com o auxílio da IA

 

Na angioplatia a equipe médica insere, por meio do braço ou da virilha do paciente, um cateter que chega ao vaso cardíaco obstruído, possibilitando a colocação de um stent

O stent é um componente metálico parecido com uma pequena mola que, após inserido, é expandido por meio de um balão operado pelos médicos, abrindo passagem para a circulação sanguínea e reduzindo o risco de problemas cardiovasculares.

Com a utilização da Inteligência Artificial, os médicos puderam ter à disposição também um aparelho que consegue visualizar o interior do vaso com resolução similar à de um microscópio, método chamado de tomografia de coerência óptica.

Com essa tecnologia foi possível analisar as duas imagens conjuntamente e oferecer informações mais precisas, como reforça Carlos Campos, médico do Departamento de Cardiologia Intervencionista do InCor e um dos cardiologistas que realizou o procedimento:

 “Esse algoritmo faz uma fusão das imagens de raio X e da tomografia e identifica os locais de maior gravidade da obstrução, as características da placa, se há calcificações, as espessuras e o ângulo dessas calcificações, além de avaliar, depois da colocação do stent, se está corretamente expandido”.

O InCor ainda afirma que essa tecnologia deverá ser oferecida para pacientes de maior complexidade, o que representa cerca de 10% dos doentes que passam pelo procedimento no Instituto. 

Dr. Guimarães Urologista

 

Fonte: GZH.