População mundial chega aos 8 bilhões: o que isso tem a ver com o envelhecimento populacional e as pandemias?

O aumento populacional gera uma série de desafios para a área da saúde pública, como o envelhecimento populacional e as pandemias. Como se preparar para esse cenário?

Segundo informações publicadas pelas Nações Unidas (ONU), a população mundial chegou a marca de 8 bilhões e continua aumentando a cada ano. 

Com esse aumento, apesar da expectativa de vida ter melhorado e as taxas de mortalidade da população terem diminuído, esse número traz novos desafios para a saúde e envelhecimento populacional.

Os principais deles são o aumento das pandemias e epidemias pelo mundo; e também das doenças crônicas e degenerativas, que vão se tornando uma crescente conforme a população vai envelhecendo e ganhando expectativa de vida. As Nações Unidas, por exemplo, estimam que em 2050 o mundo tenha cerca de 1,6 bilhão de idosos. 

Segundo especialistas, novas epidemias são esperadas ou até mesmo uma crise sanitária em razão de uma zoonose. No entanto, salienta-se que não há necessidade de alarme ou pânico na população, mas sim de investir cada vez mais em vigilância epidemiológica e vacinas, bem como de promover práticas de envelhecimento saudável e infraestrutura para atendimentos de alta complexidade. 

Ter uma vida saudável, com boa alimentação e prática de exercícios continuamente, pode auxiliar a envelhecer de maneira saudável e contribuir para que o planeta se adapte às mudanças populacionais que estão acontecendo.

Dr Guimarães Urologia

O médico urologista de Curitiba Manoel Guimarães, além de atender casos urológicos, como um todo, presta atendimento em: câncer de próstata, câncer de rim, câncer de bexiga, câncer de testículo e de pênis. 

Além dessas doenças, também trata de infecção urinária, cálculos urinários e impotência sexual.

Agende o seu atendimento!