Segundo a OMS, adoçante artificial não emagrece nem evita diabete

Nova determinação da OMS ressala que produtos químicos como o adoçante artificial  podem trazer prejuízos à saúde.

 

Segundo nova diretriz da OMS, um rol de produtos químicos passaram a ser considerados como prejudiciais à saúde coletiva, e um deles é bastante conhecido dos brasileiros: os chamados adoçantes artificais.

O que diz a OMS?

 

Com base em uma série de estudos sobre os adoçantes artificiais, a sigla afirma que não há indício de que a substituição do açúcar comum pelo uso do adoçante colabore tanto para o emagrecimento, quanto para evitar o desenvolvimento da diabetes.

Pelo contrário, segundo a pesquisa alguns produtos químicos como o adoçante artificial, se usado a longo prazo, pode trazer prejuízos à saúde e ainda aumentam as chances de desenvolvimento de doenças como a diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os adoçantes devem ser indicados somente a quem já tem diabetes e em pequenas quantidades.

Entre as substâncias desaconselhadas de maneira geral para a população estão o acesulfame K, aspartame, sacarina, neotame, sucralose e outros derivados. 

O Dr. Guimarães Urologista recomenda que para uma melhor qualidade de vida seja considerado o consumo de açúcares naturais, como os presentes em frutas e alimentos naturais.

Dr. Guimarães Urologista