Trombose pode ser uma sequela do coronavírus

Especialistas apontam casos de pessoas que tiveram problemas meses após contraírem o vírus.

No último mês, o Santos Futebol Clube anunciou que os exames de Raniel, atacante do time, deram positivo para o coronavírus. Cerca de 15 dias depois, ele foi liberado para retornar aos treinamentos e participou normalmente dos treinos e jogos do Santos desde então. 

Entretanto, ele foi internado novamente na Clínica do Esporte, em Goiânia, após apresentar trombose venosa profunda na perna direita. 

Raniel teve coronavírus há cerca de um mês e a doença pode ter ligação com o vírus, segundo especialistas que já acompanham outros casos.

A explicação que se dá é que a covid-19 pode afetar as células que cobrem os vasos sanguíneos, dessa forma, sendo comum ocorrer casos posteriores como trombose e AVC em diversas pessoas.

De acordo com Margareth Dalcolmo, pneumologista pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, “a covid 19 pode ter ligação com o fato, pela sua enorme capacidade de causar doenças inflamatórias vasculares, comprometer o endotélio (camada de célula que reveste os vasos sanguíneos), causando uma endotelite (espécie de inflamação) que pode ser aguda ou crônica”.

Outro ponto que é destacado são as evidências clínicas de formação de trombos em pacientes com ou sem histórico de doenças vasculares acometidos pela Covid-19. 

Além dos protocolos de prevenção à trombose em casos de internação, as evidências de formação de trombos pulmonares, causados por Trombose Venosa Profunda (TVP) são um alerta às sequelas ainda pouco conhecidas causadas pelo vírus.