Varicocele e a sua relação com a infertilidade masculina

A Varicocele é a dilatação anormal das veias na região genital masculina e pode causar infertilidade.

A Varicocele é uma doença que pode se desenvolver devido ao mau funcionamento de válvulas encontradas nas veias ou pela compressão de uma veia por uma estrutura próxima. Por mais que  não apresentam sintomas graves em um primeiro momento, varicoceles podem causar baixa produção de espermatozoides e a consequente infertilidade masculina.

O lado positivo é que não existem outros sintomas que precisem de tratamento e normalmente é possível reparar os casos que apresentam sintomas por meio de cirurgias.

Sendo a causa mais comum identificável de infertilidade masculina, orienta-se a população de meninos e jovens que façam uma consulta de avaliação com um urologista, principalmente se o pediatra apontar para alguma irregularidade.

Quais as causas?

A causa que leva a varicocele à infertilidade não é totalmente entendida. Segundo um estudo feito por pesquisadores publicado no “Journal of Urology”, a varicolece pode levar a infertilidade masculina devido ao estresse oxidativo e a regulação mitocondrial, causados pela varicocele no testículo.

Dados relatam que foram estudados 50 indivíduos portadores de varicocele e infertilidade e 10 indivíduos de controle sem varicocele, com a medição do potencial de oxidação/redução do esperma.

Os resultados sugerem uma possível explicação para esse questão, que relaciona a oxidação e a regulação mitocondrial a principal causa de infertilidade.

Se você acha que pode estar enfrentando um problema com varicocele, entre em contato com o Dr. Manoel Guimarães e agende uma consulta.

Dr. Guimarães Urologista