Vírus descongelados pelo aquecimento global são uma ameaça?

 

Nos últimos anos, cientistas de diversas partes do mundo têm se dedicado a compreender como o aquecimento global têm modificado o nosso planeta. Uma das principais consequências e alvo de análises é o descongelamento do permafrost, uma camada da terra congelada que, com o aquecimento da terra, tem se descongelado e, com isso, liberado substâncias como microbios e também vírus. 

O degelo do permafrost devido à mudança climática, segundo uma equipe de pesquisadores europeus, pode expor um vasto estoque de vírus antigos. Os pesquisadores dizem ter encontrado 13 patógenos anteriormente desconhecidos que estavam presos no solo anteriormente congelado da vasta região siberiana da Rússia.

Representam uma ameaça?

Embora os que eles estudaram fossem infecciosos apenas para amebas, os pesquisadores disseram que havia o risco de que outros vírus presos no permafrost por milênios pudessem se espalhar para humanos e outros animais.

Virologistas que não estiveram envolvidos na pesquisa disseram que o espectro de futuras pandemias desencadeadas a partir da estepe siberiana está no final da lista de ameaças atuais à saúde pública. 

A maioria dos vírus novos – ou antigos – não são perigosos, e os que sobrevivem ao congelamento profundo por milhares de anos tendem a não estar na categoria de coronavírus e outros vírus altamente infecciosos que levam a pandemias, eles disseram.

Entretanto, evidentemente, são descobertas que requerem certa atenção pela comunidade médica. 

Manoel Guimarães Urologista